email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A imperatriz agitada


O grande Montale, no Extermínio das Águias, diz que não tem simpatia por nenhuma lei, ou seja, gostaria  que as coisas que não se fazem fossem indicadas aos homens  pela sua  consciência e que o acordo fosse universal. É uma boa  abertura para falarmos da imperatriz agitada: a ansiedade.
Se fizéssemos  ou deixássemos  de fazer,  sempre, o que a nossa consciência  dita, pouco mercado haveria para os ansiolíticos ( em alternativa, uma  banana sossega o estômago). Protestam: Então e a ansiedade provocada, por exemplo, pela doença de um filho ou pela viagem perigosa de um companheiro? Pois é, mas distingo ansiedade de angústia,  essa princesa envenenada ( que fica para outra monda).
 A ansiedade é credora das nossas acções, é uma mola que  dispara quando ficamos  conscientes de que as coisas não estão a correr bem porque  não as estamos  a fazer bem. O "bem" aqui é relativo: o assassino pode ficar ansioso  porque o tipo a quem enviou  duas ameixas  ainda respira.
Quando uma sociedade vive em sobressalto, como a nossa vive agora, isso significa que o ambiente  fica ainda mais instável, mais imprevisível,logo,  mais gerador  de anisedade. Há pessoas que me dizem:  O que quer que eu faça parece que é mal feito. Se resolvo um problema, aparecem logo mais dois".
Os ansiolíticos são bons mas destreinam-nos. Uma resposta à ansiedade, ao alcance de todos, passa pela prevenção. Vive a tua vida sem te colocares em palcos onde tenhas de agradar a senhores  impiedosos, vive  a tua vida sem que tenhas de te trair.

Estes dias quadrados parecem  dar razão a Montale, desta vez numa pequena frase que podemos dedicar aos grandes decisores " Fizemos  o nosso melhor para piorar o mundo.



10 comentários:

  1. Comecei a ler o texto ansioso e terminei angustiado.

    ResponderEliminar
  2. Viva, Filipe.

    Uma so' questao, por ora: sabe dizer-me qual e' o titulo em italiano (ou em ingles) deste livro?

    Grato de antemao,
    Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com gosto:
      http://www.abebooks.it/servlet/BookDetailsPL?bi=9915371772&searchurl=an%3Dmontale%2Beugenio%26n%3D100046617%26sortby%3D3
      a minha edição é portuguesa, da Amabar, 2002

      Eliminar
  3. Muito obrigado. Estava a procura de uma referencia especifica a "aguias" no titulo, dai nao ter encontrado. Obrigado tambem pela referencia a edicao portuguesa. Temo que o meu italiano ainda nao chegue para tamanhas empreitadas.

    Cumprimentos,
    Joao

    ResponderEliminar
  4. A ansiedade: imperatriz agitada.
    A angústia: princesa envenenada.
    A depressão: rainha de Sabá?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de lhe fazer chegar um texto demasiado longo para uma caixa de comentário. Como fazer ?
      manuel.m

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.