email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Obsessão e memória


Sebald conta a história de um escritor do pós-guerra na Alemanha, Alfred Andersch. O homem tinha  a necessidade obsessiva de se confessar. Ficou na Alemanha nazi.O interessante, como nota Sebald, é que apesar da obsessão  em se justificar, a memória de Andersch opera selectivamente. Ora aqui está o osso.
As desordens obsessivo-compulsivas apoucam as pessoas. Quanto mais inteligente for o  sujeito mais ele se ressente da irracionalidade da doença. Recordo uma mulher, pequena empresária nortenha, que durante anos nutriu a obsessão de que se tinha envolvido com um  vizinho. Ela nem falava com o homem. Pois bem, muitos anos mais tarde desenvolveu a obsessão de que a a filha mais velha se ia envolver com um dos filhos do sujeito.
Qual é o problema da memória? É que   a memória selectiva do obsessivo-compulsivo alimenta a irracionalidade do sintoma. Por exemplo, a mulher da história, quando incorporou a filha e o filho do sujeito na ideia obsessiva,   obliterou com cuidado a sua própria biografia: nunca falou com ele, casou-se, teve filhas. A obsessão é intemporal e amnésica.

1 comentário:

  1. Porquê amnésica? Pelo contrário: a motivação de juntar as famílias transferiu-se para a geração seguinte.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.