email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

domingo, 1 de setembro de 2013

Sad


O nome técnico é Seazonal Affective Disorder.  O povo sempre falou no cair da folha e no rebentar da folha. Poupemo-nos à descrição  perfunctória e avancemos: Sentes a mudança? E de quê?
Pertenço ao grupo dos que  reagem mal à mudança. Não pela mudança em si, mas pelo processo.Por exemplo, o período que antecede  o início das aulas dos miúdos. Ou aquelas primaveras bizarras em que a noite ainda não chegou  às sete da tarde ( ou da noite?) , mas chove e faz frio. Como eu, muitas pessoas sentem o desconforto da passagem de ciclo, porque é uma  passagem.
É claro que o SAD, o verdadeiro, o da bayer, bate mais forte. Seja como for, o princípio é o mesmo.Talvez haja algo de natural nisto. Sentimos que o  ambiente muda  sem sermos ouvidos e que temos de nos adaptar. Confiro na clínica  que aqueles que também já passaram por situações terriveís  e inesperadas são mais susceptíveis de sofrer da forma ligeira do SAD.
Como sempre, a fórmula é presentificar. Projectar  para o  dia que ainda corre (  quam minimum credula postero...) coisas que dependam da tua vontade. Coisas boas ou coisas difíceis que tenham de ser feitas. O apaziguamento decorre da ilusão de que tudo muda, mas muda devagar.

6 comentários:

  1. O Filipe beneficiaria muito sem o registo futeboleiro de outras andanças que, de certa forma, trazem a esta DC um registo de empate e projecção Power Point.

    Perdoe-me o :P e deixe-se de latins com pedigree, ok?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a preimeira parte não percebi patavina mas o latim tem uma razão : é Horácio, na ode que é uma bandeira do estoicismo e uso-o muitas vezes assim, é automático.
      Esqueci-me foi de explicar...

      Eliminar
  2. Não vi o jogo, talvez esteja em vantagem. No latim, claro :)

    ResponderEliminar
  3. Sou particularmente afectado por esta mudança de Setembro, que é bastante depressiva: não são só as folhas que caem, é a luz, de certo modo a vida. De resto sou profundamente laico no que refere aos "sentimentos" - tão voláteis quanto irracionais.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sentimentos irracionais? hummm... temos de ver essa crença...
    abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.