email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

sábado, 3 de maio de 2014

Lobo Xavier antidepressivo


Nunca mais soube nada do homem que ia mudar de vida e abrir um restaurante. Ou correu muito bem ou correu muito mal. Ou assim-assim. Continuo na minha: cozinhar por obrigação é como ter sexo  por obrigação. Na série de artigos que fiz sobre  comida na Ler não cheguei a sublinhar com um remate de longe: o lado antidepressivo da coisa.
Abrir o frigorífico ou a gaveta do pão e engolir uma sandwich ou um resto de massa com cogumelos é alimentação. Antidepressivo é isto:
Escolher o bacalhau, demolhá-lo como quem muda  um bebé,  afogá-lo de véspera em azeite com alho, poejo, tomilho e deixá-lo de noite, aconchegado. No dia seguinte,  amorná-lo duas horas a 70º. Lascá-lo com jeito de ourives e servi-lo mimado com rolos de espinafres colhidos no dia.
Ou seja, nunca podes estar deprimido se trabalhas para o prazer, para  o dia e para  a memória. Já agora, parabéns, António ( o melhor presunto que provei  veio da quinta dele).

17 comentários:

  1. Conta-nos onde colhes espinafres no dia (lembra-te que nem sempe gostámos de te Ler :)

    ResponderEliminar
  2. hum...

    do cozinhar só retiro prazer quando cozinham para mim. mas encontro terapias antidepressivas em outros trabalhos onde arregaço mangas não pela obrigação. hoje arrumo a minha casa como se a mim me organizasse. neste colocar das coisas no sitio onde me parecem mais práticas, estéticas e funcionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá nisso, estou absolutamente de acordo com aquilo que o Filipe enunciou há dias: cozinhar sim, mas por prazer. No meu caso, o prazer advém em grande parte da possibilidade (e tempo, claro) de improviso. Nunca esquecerei os molhos deliciosos que fiz para a minha primeira fondue, misturando e provando e colhendo à mesa a alegria dos convidados. O almoço prolongou-se até às 6 da tarde :)

      Eliminar
    2. Rita: arrumar a casa, para mim, está só um degrau abaixo da extracção do dente do siso.
      Vidas...

      Eliminar
    3. cada um com as suas terapias antidepressivas :)

      o meu auge da culinária está no encontro, de fim de tarde com meia dúzia de amigos, onde faço ovos com alheira e chouriça assada com álcool. eles voltam sempre que os convido, mas talvez seja da garrafeira...

      Eliminar
    4. Lá nisso, estou absolutamente de acordo com aquilo que a Nashi enunciou: reorganizar, sim (no meu caso, móveis, às tantas da amanhã, invariavelmente, ou de manhã à noite, depende da energia). Casa nova, terapia anticoisa. Como na cozinha, mas na cozinha é melhor, é mesmo prazer.

      Eliminar
    5. Rita: experimente assar os choriços em brasas de lenha, caruma de pinheiro e carqueja. Eles não saem mais de lá.

      Eliminar
    6. arranje lá uma versão para os dias quentes, que a lareira agora é só decorativa :)

      Eliminar
    7. Rodísio de gaspacho. depois explico, os tomates naturais ainda não chegaram.

      Eliminar
  3. Eu não faço comida para amigos porque recebo pouco em casa. Nenhum de nós fica alinhado com os astros a arrumar a arrumar a casa, como a Rita, e os amigos também não acham muito zen arrumar a casa dos amigos, de modos que… o Aristóteles lá tinha alguma razão. Eu relaxo a fazer comida para dois, tantos como a minha família menos o pequeno membro a quem faço arroz de frango e salada. Cozidos e refogados cor de sangue de boi, que envolvam ralar e cortar coisas e ir acamando. Sei fazer muito bem muamba de galinha e cachupa, para acompanhar com cerveja gelada. Vós tende qualquer coisa de poesia clássica mediterrãnea nos vossos prazeres culinários, o tomatinho fresco, as ervinhas, o chouriço assado... Recitam-se Virgílio enquanto comem?

    caramelo

    ResponderEliminar
  4. Fez-me água na boca. Assim não vale :)

    ResponderEliminar
  5. Ena, este pessoal podia vir todo cozinhar cá pra casa...Não é que não gosto de cozinhar, mas euh sei lá...gosto mais de fazer doces, só que depois sozinha não os posso comer...Pois agora está a lembrar-se da massa com queijo e ketchup e maionese...pois lol...eu gosto :p ih ih ih...

    Cumprimentos
    HT

    P.S.: mas presunto tb se comia...e espinafres tb...e adivinhe? são 18h35 e estou upa upa..lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. H.,H.,...cuidado com o prato...

      Eliminar
    2. ando a tentar almoçar...já o jantar é sem esforço...amanhã nutricionista...vai ser bonito vai...e eu ainda com os meus baixos e altos dependendo da altura do dia...lol...

      Eliminar
  6. não é pelo alinhamento dos astros. é pelo conforto de mudança.

    tenho inveja de todos vocês (não, não tenho, ontem cozinharam para mim e foi um prazer). :-)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.