Bem...Peço perdão , mas precognição, pressentimentos, presságios, presciência , etc, não são do dominio da parapsicologia ? (Capitulo LX de Le Matin des magiciens - Jacques Bergier , 1969) Se é , é um terreno pantanoso onde se calhar não nos deviamos aventurar. Fiquemos só, sugiro modestamente, pela chamada psicologia cientifica.
Há bons presságios e maus presságios. Estes últimos deverão ser em principio os mais angustiantes, por isso a angústia se calhar não é uma causa mas talvez uma consequência. Um corvo ou um gato preto podem nos supersticiosos gerar medo e angustia. Encontrar um trevo de 4 folhas é motivo de esperança. E já agora: 13 pessoas á mesa é mau presságio, sobretudo se a cozinheira só dispuser de 12 bifes. Quem ficará mais angustiado? A cozinheira ou os convivas?
Huumm..... mas também podem, em vez de irmãos deficientes, serem apenas as balizas, as marcas, as bóias, por onde é seguro navegar. Sem risco.
ResponderEliminarTambém, mas cuidado com os restingas.
Eliminaro 19 e o 20 de mãos dadas, não?
ResponderEliminarsempre no alvo...
EliminarBem...Peço perdão , mas precognição, pressentimentos, presságios, presciência , etc, não são do dominio da parapsicologia ?
ResponderEliminar(Capitulo LX de Le Matin des magiciens - Jacques Bergier , 1969)
Se é , é um terreno pantanoso onde se calhar não nos deviamos aventurar. Fiquemos só, sugiro modestamente, pela chamada psicologia cientifica.
Aqui não há perdão nem castigo.
EliminarNão, não são, excepto no sentido literal. Fazem parte da natureza humana, a angústia, por ex, é um presságio.
Há bons presságios e maus presságios. Estes últimos deverão ser em principio os mais angustiantes, por isso a angústia se calhar não é uma causa mas talvez uma consequência.
ResponderEliminarUm corvo ou um gato preto podem nos supersticiosos gerar medo e angustia.
Encontrar um trevo de 4 folhas é motivo de esperança.
E já agora:
13 pessoas á mesa é mau presságio, sobretudo se a cozinheira só dispuser de 12 bifes. Quem ficará mais angustiado? A cozinheira ou os convivas?