Nunca mais soube nada do homem que ia mudar de vida e abrir um restaurante. Ou correu muito bem ou correu muito mal. Ou assim-assim. Continuo na minha: cozinhar por obrigação é como ter sexo por obrigação. Na série de artigos que fiz sobre comida na Ler não cheguei a sublinhar com um remate de longe: o lado antidepressivo da coisa.
Abrir o frigorífico ou a gaveta do pão e engolir uma sandwich ou um resto de massa com cogumelos é alimentação. Antidepressivo é isto:
Escolher o bacalhau, demolhá-lo como quem muda um bebé, afogá-lo de véspera em azeite com alho, poejo, tomilho e deixá-lo de noite, aconchegado. No dia seguinte, amorná-lo duas horas a 70º. Lascá-lo com jeito de ourives e servi-lo mimado com rolos de espinafres colhidos no dia.
Ou seja, nunca podes estar deprimido se trabalhas para o prazer, para o dia e para a memória. Já agora, parabéns, António ( o melhor presunto que provei veio da quinta dele).
Conta-nos onde colhes espinafres no dia (lembra-te que nem sempe gostámos de te Ler :)
ResponderEliminarColhem-mos. De chupeta.
Eliminarhum...
ResponderEliminardo cozinhar só retiro prazer quando cozinham para mim. mas encontro terapias antidepressivas em outros trabalhos onde arregaço mangas não pela obrigação. hoje arrumo a minha casa como se a mim me organizasse. neste colocar das coisas no sitio onde me parecem mais práticas, estéticas e funcionais.
Lá nisso, estou absolutamente de acordo com aquilo que o Filipe enunciou há dias: cozinhar sim, mas por prazer. No meu caso, o prazer advém em grande parte da possibilidade (e tempo, claro) de improviso. Nunca esquecerei os molhos deliciosos que fiz para a minha primeira fondue, misturando e provando e colhendo à mesa a alegria dos convidados. O almoço prolongou-se até às 6 da tarde :)
EliminarRita: arrumar a casa, para mim, está só um degrau abaixo da extracção do dente do siso.
EliminarVidas...
cada um com as suas terapias antidepressivas :)
Eliminaro meu auge da culinária está no encontro, de fim de tarde com meia dúzia de amigos, onde faço ovos com alheira e chouriça assada com álcool. eles voltam sempre que os convido, mas talvez seja da garrafeira...
Lá nisso, estou absolutamente de acordo com aquilo que a Nashi enunciou: reorganizar, sim (no meu caso, móveis, às tantas da amanhã, invariavelmente, ou de manhã à noite, depende da energia). Casa nova, terapia anticoisa. Como na cozinha, mas na cozinha é melhor, é mesmo prazer.
EliminarRita: experimente assar os choriços em brasas de lenha, caruma de pinheiro e carqueja. Eles não saem mais de lá.
Eliminararranje lá uma versão para os dias quentes, que a lareira agora é só decorativa :)
EliminarRodísio de gaspacho. depois explico, os tomates naturais ainda não chegaram.
EliminarEu não faço comida para amigos porque recebo pouco em casa. Nenhum de nós fica alinhado com os astros a arrumar a arrumar a casa, como a Rita, e os amigos também não acham muito zen arrumar a casa dos amigos, de modos que… o Aristóteles lá tinha alguma razão. Eu relaxo a fazer comida para dois, tantos como a minha família menos o pequeno membro a quem faço arroz de frango e salada. Cozidos e refogados cor de sangue de boi, que envolvam ralar e cortar coisas e ir acamando. Sei fazer muito bem muamba de galinha e cachupa, para acompanhar com cerveja gelada. Vós tende qualquer coisa de poesia clássica mediterrãnea nos vossos prazeres culinários, o tomatinho fresco, as ervinhas, o chouriço assado... Recitam-se Virgílio enquanto comem?
ResponderEliminarcaramelo
e porque não?
EliminarFez-me água na boca. Assim não vale :)
ResponderEliminarEna, este pessoal podia vir todo cozinhar cá pra casa...Não é que não gosto de cozinhar, mas euh sei lá...gosto mais de fazer doces, só que depois sozinha não os posso comer...Pois agora está a lembrar-se da massa com queijo e ketchup e maionese...pois lol...eu gosto :p ih ih ih...
ResponderEliminarCumprimentos
HT
P.S.: mas presunto tb se comia...e espinafres tb...e adivinhe? são 18h35 e estou upa upa..lol
H.,H.,...cuidado com o prato...
Eliminarando a tentar almoçar...já o jantar é sem esforço...amanhã nutricionista...vai ser bonito vai...e eu ainda com os meus baixos e altos dependendo da altura do dia...lol...
Eliminarnão é pelo alinhamento dos astros. é pelo conforto de mudança.
ResponderEliminartenho inveja de todos vocês (não, não tenho, ontem cozinharam para mim e foi um prazer). :-)