Gasset viaja ( Las ermitas, 1904) até às Ermidas de Córdoba. Em cima de um monte, el Desierto, as várias ermidas, brancas, cada uma com o seu jardim. Gasset diz que lugares assim transportam-nos à mansa região das ideias gerais. Pois bem, nestes dias de chuva-luz, a cozinha da casa é uma ermida.
A cozinha é antidepressiva. É impossível antecipar, escolher, executar, alegrar, cheirar, lamber, provar e...deprimir. É como bom sexo, coisa, bem se sabe, antidepressiva. Sugiro o poejo. Os meus foram oferta de um amigo, que tem uma herdade a meias com o Vitorino, lá para as bandas do Redondo ou da Ossa ( não percebi bem).
Dois pedaços de peito de borrego-baby, meia chouriça de Quiaios, sal do mar, cebolos novos, alho encamisado, azeite, colorau, um trago de branco do Redondo. Refastelemos. Grão de bico, feijão verde segado miúdo, abóbora-menina e uma batatita esquecida aos cubos. Água da torneira D.O.P. Respiremos. Poejos e oregãos ( também do Vitorino, fabulosos, muito diferentes dos algarvios). Tapar. Esperar. Ler Gasset, outro mundo, outras histórias.
Pode chover lá fora, só vemos sereias.
Alguma vez te aconteceu um paciente como antidepressivo? (a pergunta não surge à toa; nos anos do meu part-time no psiquiatra, embora ele não o tenha dito expressamente - e, por confiar em mim, falava-me de muitos dos casos quando alguém faltava e havia um tempo para conversar - nem eu sequer lho tenha perguntado, achei que sim).
ResponderEliminarnão é muito fácil, ma snos acompanhamentos ( pontuais) há gente que me põe bem disposto, sim, sobretudo não-citadinos.
Eliminareu também queria esse poejo alucinogéneo. na ausência bebo mais um copo. o tempo está ameno e cá fora vejo uma estranha libertação. cheers aos dois ;-)
ResponderEliminardouble cheers
EliminarE onde arranjar poejos à maneira aqui em Coimbra ou arredores?..
ResponderEliminarboa pergunta. mão amiga semeou os que me trouxeram.
EliminarDantes o Corte inglés tinha, caríssimos mas o problema maior era estarem quase sempre podres
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliminar