email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2015

O self no coração ou no cérebro: bananas...

                                    
A imagem é retirada deste estudo. Uma bela treta.
Com a experiência que tenho de todos estes anos ( a minha única vantagem)  a  ver as vidas das pessoas desenrolarem-se à minha frente, não tenho dúvida nenhuma de que as pessoas mais felizes ( enfim...) foram as que decidiram emocionalmente. Falta explicar o que isso é...
Os histéricos,  sobretudo os ultra-narcisistas, parecem muito emocionais, mas são os filhos da mãe mais frios e racionais que conheço: sugam os outros até que todos à sua volta sejam tão miseráveis como eles. Por outro lado, tipos que tomam decisões ponderadas dão ares de iceberg, mas muitas vezes notei que essa ponderação levou em conta os interesses e   desejos de terceiros. O estudo lá refere a  interdependência. Significa pouco porque até o histérico é interdependente. 
Gente que dá, que se dá, que entrega o muito ou o pouco que tem ( tempo, dinheiro, paz, silêncio), não é gente necessariamente boazinha. É gente que pressente no laço humano mais do que o pasto para  a autosatisfação permanente, porque é gente que captou uma lei de bronze: se os outros estiverem melhor, eu fico melhor. Então digam lá: foi com o coração ou com a cabeça?


Credit: thinkstockphotos.com/Rice University
Credit: thinkstockphotos.com/Rice University
Credit: thinkstockphotos.com/Rice University

8 comentários:

  1. Aplausos. Sim!! (e só não exclamo mais sins porque não me apetece que me confundam com uma criatura excessivamente emocional) É mesmo isso. On point.

    ResponderEliminar
  2. Nós os Cristãos sabemos isso há 2000 anos.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cof, cof, com interregnos...

      abraço tipo justa causa

      Eliminar
    2. Parece-me que o Filipe está a confundir os cristãos com outra coisa qualquer.

      Abraço tipo academia do Seixal.

      Eliminar
    3. olha que não, olha que não...
      falava da declinações, declinações..

      abraço tipo razia.

      Eliminar
  3. Sim.sim.sim.sim...mesmo que me confunda com histerica ;).

    ResponderEliminar
  4. com o coração na cabeça. com a cabeça no coração. não está tudo misturado?

    rui

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.