email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

domingo, 1 de dezembro de 2013

Sem mãos

Um dos meus Mestres: querer sem motivo,  sofrer sempre, lutar sempre e assim sucessivamente até que o planeta se estilhace em pequenos  pedaços. É um programa completo.
A nossa saúde mental depende muito do querer sem motivo. É uma abertura genial. Recordo em particular um casal em que ambos, desde novos, tinham objectivos determinadíssimos. A meio caminho constato que boa parte desses objectivos (  a vida  a dois, o envelhecer  juntos etc)  falharam. Até aqui nada de especial, não fora a catadupa de consequências ( financeiras, acédia na familia, sobretudo com os filhos, negrumes avulsos).
A intenção permanente  do querer, a projecção  no futuro desse querer como se a felicidade fosse um impresso do IRS,  a ideia estapafúrdia e narcísica, porque impotente, de que o mundo existe para ser dominado. O fracasso, nestas condições,  tem um  sabor inesperado e, portanto, ainda mais doce.

7 comentários:

  1. Sem mãos quer dizer sem rede?

    ...querer sem motivo...
    Noutro dia perguntei a um homem, esclarece-me sff: qdo enviaste todas aquelas msn era amizade? Esclareceu-me, muito didacticamente, que não.
    ...querer sem motivo...ou não querer com motivo...eis a questão.

    ResponderEliminar
  2. Aquilo que se desmorona, desmorona-se, mas não pode ser destruído. Ressurge com novas facetas e adapta-se a novas realidades...se os envolvidos estiverem ainda todos bons da cabeça...

    ResponderEliminar
  3. É preciso ir ainda mais longe e reformular a condicionante do anónimo: não se "ainda", mas se alguma vez, caro Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas se as pessoas não se querem identificar qual é o problema?
      Nenhum.

      Eliminar
  4. 'tá bem, Filipe Nunes Vicente, Psicólogo profissional há 21 anos, 'tá bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não percebo o que quer dizer.

      E já e a segunda vez neste assunto.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.