email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Desapontei-te, não foi?

Pergunta o Cole. Talvez o João faça essa pergunta ao tempo, que ele apoda de cruel. Prefiro a Yourcenar: o tempo, esse grande escultor.
Talha os traços na nossa cara e  os crentes correm para as clínicas de estética; como se apagar o traço matasse o escultor.
Define os traços da nossa alma. Já não há  sonhos, nem desculpas, e o passado, a única coisa que é nossa ( Séneca) , torna-se um inquilino amável.

6 comentários:

  1. A “ilusão” é um jogo perigoso no Amor como em tudo.
    Já te disse alguma vez que desconfio que o nosso olhar “envelhece” connosco? Como os anos nos levam a descobrir que a beleza se encontra numas mãos vividas, umas marcas de expressão na cara, uns braços de mãe? Isto está muito bem feito, Filipe.

    ResponderEliminar
  2. Bem, a beleza para mim continua num corpo de 28, para aí. Não confundo prioridades, sou um simplório, João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que um belo corpo de 18 é mais atraente, mas com o prolongamento da esperança de vida, 28 já não é mau.

      Quanto à beleza das mãos vividas, lembrei-me de um texto da escola salazarista, onde umas mãos queimadas eram motivo de uma lição de moral.

      Não devemos confundir sentimentos morais/éticos com amor/paixão/desejo, senão estamos mal...

      Eliminar
    2. Que resposta tão tipicamente masculina, Filipe... que, além do mais, nada tem de simplório, como obviamente sabes.

      Dou-te um exemplo, e esou muito à vontade por não só não te conhecer como nunca sequer te ter visto: vi hoje na tv (no café, claro) o teu primo que está no MNAA (e que conheço de vista há anos, da FLUC). Envelheceu tremendamente (não o vejo em contexto de rua ou de 'cenas culturais' há anos e anos) e está muito mais charmoso (antes tinha aquele aplomb altivo enervante) mas, principalmente, mantém o que em tempos eu comentei com uma sua colega (com a qual cortei relações, tornou-se autoritária), aquela arte de abordar uma plateia como se de um só interlocutor se tratasse: um verdadeiro sedutor, com todas as qualidades para dar umas aulas a muita gente naquilo de conversar.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.