email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

terça-feira, 4 de março de 2014

Quer deus queira quer deus não queira

Participante de nome  "anónimo",  daqui do DC, no post anterior:
 "Não sei se conhece a série "Breaking Bad". Síntese da cena em que estou a pensar: ouvimos frases de um grupo de auto-ajuda, impera o discurso do "é preciso aceitar". Depois de vários encontros em que se transmite a filosofia da aceitação, uma pessoa grita, grita porque não aceita que se possa aceitar, ou que da aceitação dependa qualquer coisa como uma "cura". Será esta a questão? "

Aceitar, como eu o entendo, não tem nada a ver com "cura". Expus isso  no Educação para  a Morte e em muitas crónicas na Ler. Um exemplo tosco. Perdeste um braço num acidente. Revolta, raiva, tristeza etc. Finalmente aceitas. Nasceu-te um braço? Pois não. Vamos  a exemplos menos toscos.
Uma sibila cara ao  estóicos é o oráculo de Cumas ( leiam este exclente artigo de Maria Teresa Schiappa de Azevedo), tal como Virgílio nos apresenta na segunda écloga das Bucólicas - nasce de novo o grande  ciclo dos séculos. A ideia é a da renovação, mas de uma renovação que caminha para a idade do ouro. Aonde quero chegar? Venham daí.
O leitor/participante mete, e bem,  a cava -  não aceito que se possa aceitar -, mas depois remata ao lado: ou que  da aceitação  dependa  a cura. Aceitar a perda ( de um orgão, da alegria, de um amante, de um filho) significa sobretudo que te transformaste. Claro que podes não aceitar: uma 6,35mm e já está.
Agora, imagina que abres um ciclo novo, uma tautologia estóica porque todo o ciclo é novo.  Bebes, comes, tens sexo, ris-te, trabalhas.  Aceitar não é curar,  é transformar.  Fazes tudo isso, mas de uma forma diferente, a tua antiga pele ficou  para trás. Tenho gente  em terapia que me diz isto assim, tal e qual. E eu posso, coisas da vida,  assinar por baixo.

9 comentários:

  1. (outro) post precioso. A maturidade é isto mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Dei por mim a pensar no meu percurso de pai que perdeu uma filha - um luto individual muito bem feito, um luto conjugal (pode dizer-se assim?) altruísta e desajeitado (uma contradição angustiante). O que disse eu de mim próprio, nas vezes que falei nisto? Não sei, mas nunca terei falado em cura, não porque soubesse que não era, mas apenas porque a palavra não surgiu. Terei falado em transformação? Não sei. Aceitação sim, muitas vezes, talvez tenha sido a expressão mais usada. E paz. Sim, paz, também, o que quer que isso significasse. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. O que o Filipe escreveu fez-me pensar na ficção (o que quis o J. dizer com o grito?), na vida. No remate que fiz, existe um conjunto de ideias. A mais simples: quem sofre quer sofrer menos. A mais complexa (e que demorei algum tempo a formular): sofrer é estar doente. Claro que, depois de ler o seu texto - a questão da tautologia estóica...-, preciso de dar outro sentido a isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há espaço para todas as interpretações, vamos discutindo-as...

      Eliminar
  4. Fazes tudo isso, mas de uma forma diferente, a tua antiga pele ficou para trás. Mas o que se faz depois da perda, faz-se perdendo uma parte da alegria, uma parte de inocencia, uma parte da fé em nós e na vida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois. isso.

      metemos o couro a secar para depois servir de tapete da sala. ele vai lá estar sempre a relembrar-nos.

      Eliminar
  5. Tudo se perde, mesmo sem a perda - a inocência, a alegria ( se fores despedido) a virgindade eventualmente - tudo se transforma.

    ResponderEliminar
  6. Introduzo as palavras na máquina semântico-emocional, luto, transformação, aceitação, e não sai nada de diferente do puro e duro "arquivado".

    Não há trajecto de ultrapassagem na morte de um filho/a, assim como não há caminho de regresso ou recomposição dos acontecimentos.

    Podemos descrever(-nos) de forma diferente (do que) aquilo que vivemos?

    Penso que não. Apenas está ao nosso alcance arquivar, sob várias nomenklaturas, mas ainda assim arquivar, guardar num lugar seguro e controlado.

    Ou seja, não há um "outro discurso", mas apenas "não discurso". E quando se destapa o arquivo, é sempre aquela sensação de algo de inebriante e fantasmático, como na evocação de Proust.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.