email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Solidão


As combinações são imensas, mas o resultado é sempre o mesmo: chave à porta e ninguém.
P. tem 62 anos, engenheiro reformado, solteiro de gema. Passou por períodos difíceis do ponto de vista da saúde mental, recuperou uma boa parte da autonomia e agora tem pesadelos  com asilos. Sobretudo  interroga-se: por que não me casei, por que não tive filhos? A solidão dele é de chumbo, mas sabem uma coisa? De toda a gente  que tenho em terapia, é o que melhor lida com ela.
L. é economista, tem 40 anos e está desempregada. A esta situação transitória ( tem neste momento boas possibilidades em carteira) junta-se o deserto amoroso. E um deserto que arrasta o sol e os lacraus, porque remete para o seu ( pouco) amor-próprio ( os burocratas chamam-lhe auto.estima). É uma mulher com garra e vai dar a volta, mas não é para já.
O livro II dos Remédios inclui 84 conselhos, mas nenhum especificamente para a solidão. O que mais se aproxima é o 78, o remédio para o torpor animi, a lassidão/languidez. Petrarca pergunta  ao sofredor: Quem pode dormir no meio de tantos perigos e esperanças? A ideia é a do tempo perdido. A motivação não é bonita mas é  eficaz: despacha-te que ampulheta não pára. 
A solidão -  se não desejada, claro - bebe muito do torpor. Tanto o P. como a L. me falam disso com frequência. Não chego aos calcanhares  do meu caro cripto-estóico Petrarca, mas a linha de trabalho que sigo também passa por usar os medos e a frustraação ( dos desejos)  como muletas para o caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.