email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Manual de sobrevivência ( 4)

Não me sinto realizado. Não gosto do meu trabalho, não sou valorizado.
Conheço um homem que toda  a vida serrou madeira. Quarenta anos  a serrar madeira. Teve filhos, cães,  caçou, comeu duas vizinhas,  assou leitões,  espancou  um GNR que o chateava, sobreviveu a um cancro.
Vai ter com os idiotas que te convenceram de que um homem se realiza a serrrar madeira: pode ser que te dêem valor.

7 comentários:

  1. Quase sempre que tento dizer isto (por outras palavras), olham para mim como se eu fosse muito parvo; desisti. Mas subscrevo tudo, embora deva confessar que, por vezes, mas só por vezes, também eu dou importância aos idiotas. A vaidade é tramada e pode ser um grande inimigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta crença é filha da especialização. Um autor de que ambos gostamos ( Gasset) tem umas coisas sobre isto.

      Eliminar
    2. Sim, designadamente em «A Rebelião das Massas» (os sábios-ignorantes). E também , entre outros, Erich Fromm («The Sane Society») e Hannah Arendt («The Human Condition»). Há uns meses, li um livro muito interessante que aborda esta questão: «The Craftsman», de Richard Sennett.

      Eliminar
  2. Mas um homem também "deve" aprender a gostar das suas circunstâncias, do que lhe calhou acontecer (Gasset, também). Este mito da realização funciona, curiosamente ao contrário. "Ninguém", hoje, se realiza. Parece-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o devido respeito, Ortega Y Gasset não defendia que «um homem também "deve" aprender a gostar das suas circunstâncias, do que lhe calhou acontecer».
      Quanto à realização, percebo o que diz. A cada realização, inicia-se tudo de novo, num processo contínuo que poderíamos talvez designar, com alguma ironia, por «satisfaction in progress».

      Eliminar
  3. Grande malha, este post. A especialização excessiva do nosso tempo pode de facto explicar muita coisa. Como dizia um amigo meu: a vida é uma unidade e os especialistas - por definição - não estão à altura dela.
    Sinto sempre alguma tristeza quando vejo alguém que deposita tantas das suas esperanças de realização pessoal na sua carreira profissional..

    ResponderEliminar
  4. Um tipo realiza-se sempre que lhe calham duas vizinhas jeitosas e tudo e mais!! Já a parte do c, não sei, é assunto tabu!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.