email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

sábado, 25 de março de 2017

Barcelos: um massacre banal

Tão banal que nem o DN nem o Público hoje o trazem na capa. Se isto não é normal, o que é normal?

Nas campanhas contra os queruscos, na Germânia, os romanos  empregavam um verbo para definir as razias que faziam nos campos: vastare ( esvaziar) . O nosso devastar inclui o prefixo latino de ( totalmente). Ou seja, esvaziar tudo. 
A diferença do massacre normal para as pequenas matanças diárias,  ainda mais normais, tão normais que talvez sintamos a falta  delas se um dia acabarem, ou se se reduzirem, é ...nenhuma. A devastação de uma só família não vale menos do que  a de três ou quatro.


Não vale a pena explicar que se quatro  activistas ambientais , ou imigantes, ou ciganos, ou activistas LGBT fossem degolados em meia hora numa aldeia minhota , a comoção na Lisboa mediática letrada era brutal. Medidas urgentes eram exigidas. E , sem dúvida nenhuma, com toda  a razão. 


Só podemos especular sobre a indiferença. Desde  a disfuncional pulseira electrónica do Manuel Palito ao sossego  com que o alegado autor do massacre de Barcelos vivia num sítio onde viviam testemunhas  do espancamento que ofereceu  à filha, à ex-sogra e, provavelmente , à ex-mulher.
Talvez  a máquina judicial e a mediática-lisboeta pensem o mesmo: são coisas lá deles, de matarruanos, de terras de couves e gado.


Serei eu porventura  a estar errado . Voltemos  aos romanos. Massacre  radica vagamente em macacre, macecle, termos franceses  antigos derivados do macellum romano: talho. 
Nada mais vulgar do que um sítio onde se cortam costeletas.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.