email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Cenas da vida menor: o poder de quem decide


No outro dia foram divulgadas imagens de um homem  a afogar uma mulher. Pelo menos de um homem a mergulhar a cabeça de uma mulher num rio. Passados  dois dias soubemos que o homem foi detido e colocado em prisão preventiva.

Comparemos com o massacre de Barcelos. O autor confesso andava em liberdade  ( pena suspensa)  depois de ter espancado a filha  grávida e a sogra.  A mim parece-me que o homem tinha  escrito desastre na testa. A mais gente também pareceu, porque foi-lhe destinado um plano de recuperação. Tal plano nunca foi cumprido e o homem degolou as testemunhas do caso.

Imaginem que as imagens do homem a afogar a mulher, pelo menos a mergulhar-lhe  cabeça num rio, não tinham sido vistas por milhões de  espectadores. Acreditam que o juiz o remetia para  a cadeia? Eu não, porque existem dezenas de casos de homens que matam/espancam as mulheres enquanto aguardam em liberdade o julgamento por violência anterior. Neste o caso o juiz deve ter pensado  duas vezes...

Há uns anos cheguei a discutir com a Ana  o projecto de um livro sobre violência (já não me lembro exactamente dos detalhes) . Apertar com o poder de quem pode decidir vale mais do que mil campanhas de TV  disparatadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.