email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

terça-feira, 4 de abril de 2017

Cenas da vida menor : a representação da violência ( 2)


Só numa das  histórias do livro é que  a violência é indirecta: Berta morre por engano, Bentudo queria matar  o marido da amante. Apesar de tudo, é a história em que  a violência é mais evidente. Todas as vítimas o são por engano. Na história, a amante de Bentudo nunca se pôde separar do marido.

O marido, o namorado, o companheiro, podendo escolher, não matam as mulheres. Podendo escolher, preferem que elas façam o que eles querem. O não-me deixes ou o  não-te-divorcies é um enunciado claro: se as coisas forem como eles querem, tudo se passa bem. Isto significa que a impotência é muito mais do que um assunto de erecção , mas também descobre outro mato.

Esse mato passa pela socialização da posse. Na primeira história,  a mais tradicional, o homem  remói, em bebedeiras  e em conversas de gajos, as histórias das gajas que se separam e andam agora aí frescas  e apetecíveis. Cada gaja de que os amigos falam é sua gaja, a sua ex-mulher. É ela que é comida por este e por aquele, é ele que é  o  pós-corno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.