email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A carne ou a vida


Estas chitas pequenitas, dentro de dois anos, vão atingir os 114 km/h. É para  isso que a mãe trabalha, é isso que lhes vai garantir a carne. Também sabem ficar quietas: o Henrique Galvão teve uma que dormia aos pés da cama. Sobreviver é dinâmica.
Uma mãe que todos os  dias diz que  a filha é  uma molenga e um pai que  chama idiota ao filho todas as manhãs seriam despedidos da guilda de chitas criadoras. Os papás que vivem as suas vidas de frustração  através dos filhos, incensando-os e perdoando-lhes tudo, idem. Criar é fazer, não é?
Como restaurar? Difícil. Não os posso virar contra os pais, tenho de os distanciar da  intoxicação. O trabalho terapêutico acaba por ser uma  segunda criação. Mostrar-lhes  as ferramentas que têm de saber utilizar. O João dos Santos dizia que estamos  cá para fazer falhar a educação que recebemos. Eu também conheço um tipo que teve seis filhos  e cinco  têm  a profissão do pai. Não somos chitas...
Não temam, não se trata de relativismo agudo. O que o João dos Santos dizia é que, chegando ao fim da adolescência, temos de processar o legado e escolher: com o que ficamos, com o que rejeitamos. Acrescento que  a proporção é variável, mas a condição mental é essa: escolhe, ganha autonomia, separa-te. Depois podes voltar e até comer castanhas assadas  com os velhotes. Isso não conseguem as chitas.

9 comentários:

  1. Grande, grande João dos Santos...
    ~CC~

    ResponderEliminar
  2. Cute (a foto).
    estamos cá para fazer falhar a educação que recebemos :)

    ResponderEliminar
  3. Mal posso esperar: gosto muito de castanhas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Castanhas assadas parece muito próximo da perfeição, tal como as estações (não nego que contrariá-las, de quando em vez, seja um apetite :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez, no FITEI, no Porto, as castanhas assadas fizerm com que eu estragasse uma performance do CITAC...

      Eliminar
    2. O que é que andou a fazer, Filipe? Conte-nos tudo., não nos estrague com a curiosidade :)

      Eliminar
  5. A convivência com os pais que estão fora de nós é pacífica e desejável... O problema são os pais que habitam dentro da nossa cabeça...Tão severos... Por que será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem a primeira é assim tão certa nem a sgunda tão problemática. Do meiuponto de vista, claro.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.