email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lonjuras


O que faz a distância às relações? Não faço ideia, mas a proximidade pode matar. A distância, mesmo com esta, necessita de proximidade para fazer o trabalho.
A emigração tem obrigado a distender a comunicação. Conheço casais que agora comunicam mais na rede do que ao vivo. Mudou muito? Nem por isso, as coisas de que falamos são as mesmas.
Se não mudou o que se comunica ( os miúdos, as contas, as doenças da sogra), mudou o que não se comunica. A distância cria uma visão menos enevoada do papel do outro - não é mesma coisa ficar sem o apêndice ou sem um rim -, mas sobretudo da relação em si.
O que não se comunica é o que entendemos não ter dignidade para ser posto na mala diplomática. As relações  correm o risco de assentar na troca de informação ou nas flores secas ( adeus beijnho, adeus adoro-te, adeus até amanhã). O pathos da relação - a tensão, o toque, o olhar - é espremido na Bimby electrónica. Sai comestível, mas  sem graça.

3 comentários:

  1. "O que não se comunica é o que entendemos não ter dignidade para ser posto na mala diplomática. As relações correm o risco de assentar na troca de informação ou nas flores secas ( adeus beijnho, adeus adoro-te, adeus até amanhã). O pathos da relação - a tensão, o toque, o olhar - é espremido na Bimby electrónica. Sai comestível, mas sem graça."

    Por outro lado, não é já neste "o que não se comunica" que assenta a fragilidade das fundações da relação? O pathos, e para seguir três das 'alíneas' mencionadas (a tensão, o toque, o olhar) traduz-se, em muitas relações de presença feitas, numa sopa feita de, por exemplo, ovos, água, uma lata de atum, um ramo murcho de hortelã, em resumo, naquilo que há e podia ser aproveitado para qualquer outro prato, mais agradável aos sentidos. Assim haja investimento e, principalmente, a noção de que a refeição não tem necessariamente que ter sopa ou, sequer, ser por ela iniciada.

    ResponderEliminar
  2. E, às vezes, não. Depende dos cozinheiros.

    ResponderEliminar
  3. Tens razão, mas #2 nem tudo depende dos cozinheiros.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.