email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

sábado, 27 de setembro de 2014

Política de saúde emocional ( 4)

Tenho vários e pesados volumes, herdados do meu pai,  que reúnem os melhores artigos de congressos mundias de psiquiatria nos anos 60 e 70. Estão arrumados numa pequena secção morta da minha biblioteca e por boa razão. Nesses volumes encontro vários artigos de psiquiatria de, à data, respeitadíssimos professores - portanto, formadores - que garantiam ser a homossexualidade uma doença. Nenhuma novidade, dirão, Não tanto assim.
O movimento  antipsiquiatria ocupou-se também do sexo. David Cooper tem direitos de autor . No seu manifesto antipsiquiátrico, já nos anos 80, Cooper incluia um pressuposto: o fim da repressão de qualquer forma de relacionamento sexual entre adultos. R.D. Laing, outro nome famoso do movimento, questionou, e bem,  a noção de normalidade: normal men have killed perhaps 100,000,000 of their fellow normal men in the last fifty years. Como é habitual nos fanáticos, Laing  não soube parar e escolheu a família como produtora  da esquizofrenia. A seita ( o   negativo da ala  delirante do Tea Party de hoje) adorou: as interacções sociais na  família são asfixiantes, intrusivas e perturbadoras do desenvolvimento da personalidade e da identidade pessoal.  A esquizofrenia  era, portanto,  normal com uma família destas.
Se a imposição biológica e o desleixo cultural ( gays doentes e assassinos normais) serviam um mundo agarrado às velhas concepções do poder  sobre saúde mental, o seu reflexo, o movimento antipsiquatria,  serviu um mundo histérico diante da imperfeição humana.

2 comentários:

  1. se à época serviam como modelos, ainda que com algumas interpretações histéricas, o que pensar das actuais? evolução, melhor entendimento, uma resposta à própria forma de estar do indivíduo nas suas actuais circunstâncias, niveladas por novos padrões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ufa...bem perguntado...lá iremos nos números seguintes.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.