email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Psicoterapia


O meu gabinete  não é nada disto. Tenho uma secretária preta entre a minha cadeira preta e a cadeira preta  da pessoa. Não tenho plantas nem bolinhos. O único artefacto é uma réplica de  desenhos a preto e branco  de pinguins e cães feitos pelo Picasso. Não é uma sala de amigos, é um gabinete de trabalho.
Para ver é preciso deixar de se ver, dizia o Cabeça de Dinamite a propósito dos psicólogos. Sobretudo, deixar de ver grande parte do mambo-jambo publicado nos últimos  120 anos.  Respeitar a pessoa é não lhe aplicar o que nos tentaram ensinar.
A minha batalha é a da automia do sujeito. Muitas formas de a alcançar, muitas formas de a falhar.



12 comentários:

  1. como é possível? devia ter, no mínimo, uns cartões de Rorschach, uns cartoons (deixo a sugestão: http://media-cache-ak0.pinimg.com/originals/d9/22/22/d922223715ab14d2143cb2652ebae83e.jpg) e na sala de espera livros de auto-ajuda. :)

    ResponderEliminar
  2. Há séculos que se batalha pela autonomia do sujeito, que seja indivíduo. Uma batalha destinada a falhar cada vez melhor, sempre melhor!!

    ResponderEliminar
  3. Uma pergunta genial, de tão perspicaz: Há alguma razão, simbólica, funcional, sei lá, para o mobiliário ser todo preto e para o desenho ser da fase preto e branco do Picasso? Podias também pelo menos arranjar uma tulipa negra para decorar.

    caramelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e faltou a marquesa, tb negra.
      não, fica apenas mais sóbrio e suja menos...

      Eliminar
  4. A marquesa é o único elemento perturbador (chamemos-lhe assim) no cenário…

    mjm

    ResponderEliminar
  5. Tens "problemas" com os últimos 120 anos :-) Já temos alguma coisa em comum.
    (ando a reler o Leopardo e ontem encontrei uma frase sobre a suposta irracionalidade dos sentimentos em que me lembrei de ti).
    Abraço tipo João Mário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. excelente releitura, um dia destes vou lá, porque sempre achei que o livro é treslido em alguns aspectos.

      Eliminar
  6. Eu até gostava se houvesse bolinhos e cházinho no seu gabinete :) Ás 17h, aparecia a Rainha Elisabeth ihih...

    Cumprimentos
    HT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também eu gostava de ver o Benfica ganhar na Champions...

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.