email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

quarta-feira, 22 de maio de 2013

O realismo depressivo é suposto poder apreender a realidade como ela é. Não interessa agora se habita os distímicos, os bipolares etc. Digamos que será ver as coisas como elas são. Que vantagem possui? A de não nos iludirmos, está bem, mas uma outra: a de nos preparamos para o que aí vem.
Tenho observado na consulta que  personalidades bem ajustadas, equilibradas, estão a reagir com mais dificuldade à crise. Tinham feito planos, tinham trabalhado para eles, o futuro apresentava-se garantido como qualquer televisor com selo de fábrica , como escrevia o Mário-Henrique Leiria.
Por outro lado, personalidades ciclotímicas, afundadas muitas vezes em humores negativos, parecem encontrar na tempestade uma comfirmação dos seus medos. Como é que isto as ajuda? Porque, em certos casos, sentem-se em consonância com ar do tempo: como se estivesse justificada a sua tristeza, como se não fossem, afinal, anormais.

1 comentário:

  1. Sem dúvida - tenho a mesma opinião. Acho que os positivos sofrem mais com a má fortuna. E que os negativos lidam bem melhor com ela.... Não só nesta crise mas nas crises várias da existência. Excelente.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.