email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Em voo de pássaro:
Traditionally, suicide prevention efforts have been focused mostly on youths and older adults, but recent evidence suggests that there have been substantial increases in suicide rates among middle-aged adults in the United States Pelo  que leio no nosso INE, não há uma variação excepcional nos últimos dois anos, o aumento reportando-se aos últimos  quinze.
As pessoas de meia idade ( 40-50) são mais sensíveis à crise? É uma altura delicada por vários motivos. Por um lado é suposto ser a melhor - conclusão de planos, melhoria económica, segurança.Por outro, somos, talvez, mais retrospectivos:  fomos  as escolhas que fizemos. Fizemos. Antes.
Desemprego, perda de poder de compra, medo, angústia pelo futuro dos que criámos,  todos estes factores se juntam aos normais: envelhecimento, primeiras doenças de desgaste, cansaço relacional/conjugal  etc. Não é de espantar que essa faixa etária esteja muito fragilizada.

5 comentários:

  1. Experimente, contudo, substituir doenças por danças e talvez retire algumas conclusões.

    ResponderEliminar
  2. Há muito que o "sigo" nos blogs, porque o que escreve, de alguma forma, me tem ajudado, e quero agradecer-lhe por isso. O suicídio na meia idade é um tema (se é que desta forma a ele nos podemos referir), que me tem levado a algumas reflexões nos últimos tempos, porque, infelizmente, houve um caso de tentativa por parte de um familiar próximo, e deparei-me com grandes dificuldades em enfrentar toda a situação. Felizmente não passou de uma tentativa, mas o facto é que situações destas não se resolvem de forma imediata e há lacunas, tanto a nível familiar (porque não sabemos bem como reagir e ajudar o "doente"), como a nível institucional (e aqui há pano para mangas, apesar de nem tudo ser mau) difíceis de colmatar. Foi com algum ânimo que me deparei com o seu novo blog, pois as suas abordagens ao “tema” vão continuar a ajudar-me. Opiniões sensatas são hoje coisas difíceis de encontrar. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, nada a agradecer.
      (Ponha um nome qualquer nos comentários, que isto já impessoal que chegue)

      Esse seu desamparo é normal, eu sentiria o mesmo.Uma ajuda profissional pode desbloquear, nem que seja só uma despistagem.

      Eliminar
    2. Sim, deixe-me agradecer-lhe, porque na verdade estou-lhe grata. Infelizmente, constragimentos de ordem geográfica impedem-me de obter a sua ajuda profissional de outra forma que não através da leitura, por isso continuarei a "consumir" o que escreve, aqui e nos outros blogs.
      Ok, vou colocar um nome, mas confesso que prefiro esconder-me atrás do perfil anónimo. Pode parecer estranho, mas não lido bem com a exposição do meu nome. Será tolice, não ligue.
      SM

      Eliminar
    3. Obrigado. Qualquer um serve.É só para eu não ter de começar por "caro anónimo"

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.