email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

terça-feira, 4 de junho de 2013

Da raiva passiva






É um sentimento ligado à rejeição. Transposto para o colectivo, podemos perceber o cuidado com que os manipuladores políticos tratam a comunicação de medidas que façam com que as pessoas se sintam rejeitadas.  Um dos últimos estudos nas personalidades borderline confirma o potencial explosivo da rejeição: funciona como um gatilho. A questão está em saber se as personalidades ajustadas conseguem digerir melhor a rejeição em situações anormais.
A rejeição amorosa, por exemplo, não existe na vida colectiva. Tentemos   substituí-la pelo abandono. Os líderes e os strata dirigentes aparecem como desinteressados do destino dos que os elegeram. É possível que o sentimento de rejeição despolete raiva, mas de uma  forma pouco evidente. Gramsci usava o termo revolução passiva ( nas Notas sobre  a História da Itália) : uma  transformação molecular que ocorre   sob a superfície da sociedade.
Continuando o exercício perigoso, agora regressando ao indivíduo, será um pouco como a mulher,   que, sob o desprezo do marido, vai começando a ler outros livros,  a conhecer pessoas diferentes e  a desejar coisas que nunca tinha desejado. Regressando ao colectivo, a revolução passiva seria a resposta de uma sociedade ajustada à rejeição a que é votada pelos seus governantes.
Eu não desprezaria a designação "passiva", porque,  nisto como nos cães, os calados são os piores.

1 comentário:

  1. ""Nunca tive uma revolta tão grande com o Estado." Em Fevereiro viu o governo tirar à mãe os 88 euros de apoio porque a reforma teimou em rasar por cima os 600 euros. "Mas esquecem-se que ela usa fraldas o mês todo, toma medicação, tem uma doença oncológica na cabeça, não se mexe. E que eu perdi o emprego para tomar conta dela." Fala com uma revolta que lhe sai pelos punhos cerrados."
    http://www.ionline.pt/artigos/portugal/reportagens-viajamos-pelo-alentejo-boleia-vendedores-ambulantes

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.