email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Grupo de ódio

Vão lá. É muito, muito bom. Sobretudo, boa psicologia, de base científica, o que é raro.
Uma adenda:
A formação da base das nossas identificações grupais tem que se lhe diga. Por vezes, para estarmos de acordo com o grupo temos  de ficar em desacordo connosco. Isto abrange racismo, política, disputas familiares ou locais.
Recordo com prazer uma noite  no CITAC ( teatro académico em Coimbra), que tive pena de não incluir no meu texto  de contribuição que foi publicado aqui. Estávamos todos ( incluindo os cartolas e madamas da cidade) no jardim da Sereia,  numa homenagem ao Zeca Afonso. Lembro-me que ele só suportou  a capa e batina por uns segundos. Bem, a página tantas começa tudo  a cantar a Internacional ou o Avante Camaradas, não tenho a certeza. Recusei-me  a cantar. Era um garoto no meio de maduros e maduras. A lição:  ninguém me chateou nem criticou.
Nem sempre temos a sorte de encontrar um grupo que nos permite evitar o dilema e por isso,  seja na Sérvia ou em Gaza, o ódio leva  a taça: é o ovo da serpente.

3 comentários:

  1. Gosto de ser portugues e viver aqui,precisamente porque apesar da grande poeira e dizermos mal uns dos outros ainda nos toleramos sem Tempora ou Prism assanhados erespectivas consequencias e odios até religiosos que vemos da Grecia á Alemanha.

    ResponderEliminar
  2. Por coincidência, há uns dias vi isto http://dangerousminds.net/comments/alfred_hitchcocks_unseen_holocaust_documentary_to_be_restored. Não me atrevo a uma análise, mas roubo uma ideia "(...) culpamos um processo histórico, como forma de desobrigar os indivíduos (...)"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exacto. eles foram intérpretes circunstanciais, como alguns sérvios ou "ruandeses".

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.