email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

domingo, 13 de abril de 2014

Pets & Minds


Gosto de atribuir raças de cães  a temperamentos. É um exercício inofensivo e ajuda-me a recapitular a forma como vejo as pessoas que tenho a obrigação de ajudar. Começa porque na maior parte das vezes os visados rejeitam a atribuição e isso dá um debate interessante,  acaba porque me faz rever um ou outro detalhe que me escapou. Não esqueço  de que quando fiz formação em psicodrama, com o Pio de Abreu, o grupo escolheu o touro para mim. Fiquei ressentido. Num dos meus livros rebaptizei-me: leopardo.
As pessoas escolhem a via essencialista quando se trata de animais. Cavalo/liberdade,  águia/ independência, leão/força etc. Ninguém escolhe  ratos, jacarés ou  ornitorrincos. Nos cães pia mais fino, porque falamos de temperamentos.
Tenho no meu  gabinete: pinschers ( sempre  a rosnar sobre as vida dos outros, mas brincalhões),  bracos ( pulam muito a cerca em busca de caça...), borzóis ( elegantérrimas mas distantes), podengões ( hirsutos mas fiáveis),  labradores ( vão com qualquer um).
Eu? Justo. Fico-me com os meus  boxers: telhudos, obcecados  com  a cultura  ( física), mas reinadios.

7 comentários:

  1. curiosamente uso a expressão agarrar os touros pelos cornos com muita frequência. por causa disso, umas amigas que estiveram em espanha há uns dias trouxeram-me um leque com um desenho de um touro.

    a semana passada tatuei três andorinhas. o significado? não foi pelos ninhos que fazem nas varandas e que as deixam todas sujas.

    ResponderEliminar
  2. ok, you're all freaking me out :P

    ResponderEliminar
  3. Excelente boxer, o da imagem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "excelente", ilustrado com trela?

      p.s. - Filipe, e não dá para incluir o reino vegetal? Eu cá, sou uma alga (orgulhosamente reunindo dois mundos :)

      Eliminar
  4. lolol..opá...isso faz-me lembrar algo...ihihih sorriso já sabe...Mas eu tinha o belo lugar de labrador e fui pela ladeira abaixo que agora sou considerada caniche...opá amuei...é k os caniches são irritantes, com pêlo encaracolado, nhanhanha...quero voltar a ser 1 labradora :p ou pode ser 1 dogue de bordeus :p

    Cumprimentos
    HT

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.